domingo, 25 de julho de 2010

MARY KAY E SUA HISTÓRIA



Você sonha com um lindo carro cor-de-rosa? Deseja fazer uma viagem internacional inesquecível? Ou quer um maravilhoso bracelete de diamantes? 
 Tudo isso pode ser conquistado pelas Consultoras de Beleza Independentes que trabalham com a linha americana MARY KAY. Isso porque a verdadeira intenção da empresa MARY KAY vem sendo sempre enriquecer a vida das mulheres - através de reconhecimento, motivação, suporte e, é claro, muitas oportunidades de ganhos. Há mais de quatro décadas, é uma das melhores oportunidades de sucesso para as mulheres.



 
Encantadora. Inspiradora. Uma história de sucesso única. Ao longo dos anos, muitos líderes de sucesso têm surgido, mas nenhum tão singular quanto Mary Kay Ash, a fundadora da Mary Kay. Seu sucesso deixou uma marca permanente nos negócios dos Estados Unidos e abriu as portas para que mulheres ao redor do mundo pudessem experimentar o êxito em seus próprios termos.





"Você pode!"

 
Estas palavras representam a essência de Mary Kay Ash e da Companhia que ela criou. É a essência a acompanhou por todo o seu crescimento, em Hot Wells, Texas. Quando ela enfrentava situações novas, sua mãe dizia: "Você pode Mary Kay, você pode." Mary Kay Ash fez mais do que abraçar esse espírito tão inspirador – ela o passou adiante, por meio de uma empresa notável, que inspira pessoas em todo o mundo.



UM POUCO DE HISTÓRIA

A história dessa companhia não teve início antes de Mary Kay Ash enfrentar uma situação muito familiar para muitas mulheres. Depois de 25 anos trabalhando no mercado de vendas diretas, Mary Kay Ash renunciou sua posição como diretora de treinamento nacional, quando um homem a quem ela havia treinado foi promovido a uma posição com o dobro do seu salário. Sua resposta foi visionária. Primeiro, começou a escrever um livro que ajudaria mulheres a conquistarem oportunidades que haviam sido negadas a ela. Mas logo ela percebeu que estava criando um plano que poderia fazer muito mais do que dar conselhos. Esse livro constituiu a base de uma nova oportunidade, na qual mulheres poderiam desenvolver seus talentos e alcançar sucesso ilimitado.

"Vislumbrei uma companhia na qual qualquer mulher poderia ter tanto sucesso quanto desejasse. As portas estariam abertas às oportunidades para as mulheres que estiverem dispostas a pagar o preço e tiverem coragem para sonhar."



Assim, em 1963, com toda a experiência adquirida, seu plano e uma economia de 5 mil dólares, Mary Kay Ash pediu a ajuda de seu filho Richard, que na época tinha 20 anos e criou Beauty by Mary Kay. A princípio, essa era uma companhia dedicada a tornar a ainda mais bela a vida das mulheres. Ela foi fundamentada pela Regra de Ouro – não em princípios de mercado competitivos –, por isso desenvolve as pessoas rumo ao sucesso, baseando-se sempre nas seguintes prioridades: fé em primeiro lugar, família em segundo e carreira em terceiro. Era uma companhia, como a própria Mary Kay Ash dizia, "com coração".


"O sucesso [de Mary Kay] é muito mais profundo do que apenas dólares e centavos, prédios comerciais e ativos. Para mim, o verdadeiro sucesso de nossa Companhia pode ser mensurado pelas vidas que temos tocado e dado esperança."




A EMPRESA

O primeiro produto anunciado foi um kit básico para tratamento da pele contendo quatro produtos de cuidado para a pele e uma base. Os primeiros produtos de maquiagem incluíam uma paleta rosa com cinco tons para os lábios e olhos, blush, máscara para cílios e lápis para olhos e sobrancelhas. Em seu primeiro ano as vendas alcançaram US$ 198 mil. Em 1964 a cor rosa se tornaria um ícone dos produtos da marca MARY KAY. Isto porque, nesta época a maioria dos banheiros das casas americanas era branca, e para oferecer produtos que a mulheres pudessem guardar em seus banheiros foi escolhida a cor rosa para as embalagens.


Ainda neste ano, a empresa iniciou uma tradição: os famosos Seminários. O primeiro começou mais como uma festa familiar do que uma grande festa de gala que é nos dias de hoje. Mary cozinhou frango para mais de 200 revendedoras da empresa que comemoraram com muita alegria o primeiro aniversário da MARY KAY. Hoje em dia essas celebrações do Seminário são produções espetaculares realizadas em mais de 30 países, onde mais de 100 mil integrantes da força de vendas independente participam anualmente do evento para receber treinamento, motivação e reconhecimento por parte da empresa. 




No ano seguinte, como uma boa imagem poderia inspirar confiança, sucesso e orgulho, a empresa lança o programa de trajes profissionais. O primeiro tailleur, um conjunto preto de lã de duas peças com chapéu ao estilo caubói texano, utilizado pelas Diretoras de Vendas Independente, promoveu um início fashion ao programa. Desde então a empresa apresentou 74 modelos trajes que foram reflexos de sua época. Jóias como braceletes de diamantes, viagens para lugares paradisíacos como Havaí, Sydney, Paris e Ilhas Mauricio, e carros na mais extravagante cor rosa. Em 1966 teve início o grande Programa de Premiações: reconhecimentos luxuosos que toda mulher gostaria de ter, mas nunca compraria para si. O primeiro desses infindáveis prêmios foi a Taça Dourada. 



No início da década de 70, em 23 de fevereiro de 1973, a empresa inaugurou sua primeira subsidiária internacional na Austrália. Era apenas o início de um enorme processo de internacionalização da marca MARY KAY. Em 1980, Shirley Hutton se tornou a primeira Diretora de Vendas independente a alcançar mais de US$ 1 milhão em vendas. No final desta década, em 1989, se tornou uma das primeiras empresas a implantar um programa corporativo de reciclagem de embalagens, e em seguida proibir testes em animais. Essas ações foram acolhidas com simpatia pelos consumidores em uma época que a responsabilidade social das empresas era pouco divulgada e implantada.




 Na década de 90 a empresa experimentou uma verdadeira explosão global ingressando em mais de 20 novos mercados como Nova Zelândia, Espanha, Suécia, Chile, Malásia, Noruega, Rússia, Japão e China. No Brasil, a empresa chegou no mês julho de 1998 e atualmente figura entre os grandes players do setor. Pouco depois, em 2000, com o aumento da demanda por produtos que proporcionassem uma pele com aparência mais jovem, a empresa lançou o creme de limpeza 3 em 1 TimeWise, que se tornou o produto de maior sucesso da história da MAR KAY. Quando Mary Kay morreu no feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) em 2001, a empresa era um gigante do setor de cosméticos, contando com mais de 800.000 Consultoras de Vendas em mais de 30 países. Em 2007, a chamada empresa cor-de-rosa, resolveu agradar aos homens e lançou uma linha masculina de tratamento, chamada MK MEN, composta por sabonete facial, espuma para barbear, gel refrescante pós-barba e loção hidratante com filtro solar 25.





O CARRO COR DE ROSA

 Imagine uma empresa em que você pode desenvolver um plano de carreira em vendas independentes e na qual você pode atingir níveis de ganhos iguais ou maiores ao de uma executiva contratada? Imagine se, ao atingir essa conquista, você for reconhecida com um carro de uma cor que só essa empresa desenvolve, para comemorar sua conquista? A famosa “Dama do Cadillac cor-de-rosa”, como ficou conhecida Mary Kay, percebeu exatamente o que a mulher numa faixa etária acima de 40 anos precisava e procurava. Em 1969 criou um sistema de recompensas com o foco nas necessidades das mulheres e também um sistema único de premiação: um Cadillac cor-de-rosa (que se tornaria o tom oficial da empresa no mundo inteiro) para a melhor vendedora, exatamente o carro que ela gostava de exibir, como ideal a ser conquistado quando vendia os produtos de porta em porta.


  
Até hoje, mais de 100 mil membros da força de vendas independente de todo o mundo dirigem automóveis cor-de-rosa. Hoje, a MARY KAY COSMETICS é a principal cliente individual da GM que, em cada um dos mercados em que atua, desenvolve um modelo de carro cor-de-rosa.


O DIFERENCIAL QUE APAIXONA!

 O grande diferencial da empresa é oferecer às suas Consultoras de Beleza Independentes um plano de desenvolvimento profissional estruturado que possibilita que elas sejam donas de seu próprio negócio e responsáveis por seu desenvolvimento profissional e financeiro. Para isso, a empresa possui programas de incentivo que incluem materiais educacionais, bonificações, prêmios em jóias, viagens internacionais e até o direito de uso de um carro cor-de-rosa, ícone da marca no mundo todo. A empresa concede à Consultora de Beleza Independente MARY KAY o direito de uso do carro cor-de-rosa a partir do momento em que ela atinge um determinado balanço entre suas vendas e o número de pessoas que consegue atrair para o negócio. Esse plano de desenvolvimento profissional é composto por 13 níveis. A Consultora de Beleza pode, além de ter seus próprios clientes, construir sua equipe de Consultoras, desenvolver e formar novas Diretoras e alcançar altos níveis de crescimento dentro da empresa. O nível de maior prestígio é o de Diretora Nacional de Vendas Independente (aproximadamente 500 mulheres de todo o mundo já chegaram ao maior nível na carreira independente). Atualmente, no Brasil, há duas mulheres com esse título que circulam pelas ruas de Goiânia e Belo Horizonte com o Corolla cor-de-rosa da empresa – sonho de consumo de toda a força de vendas –, além de viajar por todo o país, viajar ao exterior com freqüência e possuir um ganho mensal equiparável com o ganho de executivas de grandes empresas.





 A Consultora de Beleza Independente determina o seu ritmo e o modo de trabalho com flexibilidade de horários e sua lucratividade pode chegar a até 40% sobre as vendas realizadas. As Consultoras Independentes reúnem-se em sessões de cuidados com a pele com suas clientes, para demonstrar produtos, novidades e dar dicas de maquiagem. As clientes têm a oportunidade de testar todos os itens da marca, antes de comprá-los. O investimento para começar a trabalhar com a venda de produtos MARY KAY é relativamente baixo, visto que é necessário comprar um kit de demonstração de produtos, o Kit de Beleza Mary Kay. Esse kit custa no Brasil R$ 130,00.




Os princípios da fundação da empresa são marcados pela simplicidade e pela perenidade. Mary Kay Ash adotou a Regra de Ouro como princípio básico, pois, para ela, a determinação do melhor caminho a ser seguido em qualquer tipo de situação – pessoal ou profissional – se tornaria simples tendo por base a seguinte sentença: “faça aos outros o que você gostaria que fizessem com você mesmo”. Mary Kay também acreditava que as prioridades da vida deveriam estar balanceadas, o que significaria: “fé em primeiro lugar, família em segundo e carreira em terceiro”. Tendo isso em mente, Mary Kay Ash sempre afirmou: “quando as prioridades da sua vida encontram-se balanceadas, todo o resto vai bem”. Quando viva Mary Kay sempre incentivou os membros de sua força de vendas a oferecerem suporte e reconhecerem as realizações dos outros – não importando quão pequenas fossem elas.





Foi por meio deste ambiente focado em reconhecimento que as mulheres começaram a alcançar conquistas que até então não sonhavam ser possíveis. Constantemente, ela encorajava tanto os colaboradores da companhia, quanto suas Consultoras de Beleza Independentes a agirem como se cada pessoa que encontrassem tivesse um sinal ao redor do pescoço dizendo “faça-me sentir importante”. Poucas empresas podem dizer que possuem filosofias tão simples e consistentes, ou apontar o impacto tão forte de uma fundadora como Mary Kay Ash. Até hoje, a empresa permanece fiel àqueles princípios que ela listou à mesa de sua cozinha.






HISTÓRIA BEM GUARDADA

Museu Mary Kay, inaugurado em 1993, está localizado no espetacular lobby da sede corporativa da empresa, um moderno prédio de granito rosa com 13 andares, no Norte da cidade de Dallas (estado do Texas), que ocupa uma área de aproximadamente 55.000 metros quadrados. O museu é dividido em sessões que contam uma lição de história, um tributo e o reconhecimento dedicado a uma das mulheres de negócios mais admiradas dos Estados Unidos. 


 


A FUNDAÇÃO 

Museu Mary Kay, inaugurado em 1993, está localizado no espetacular lobby da sede corporativa da empresa, um moderno prédio de granito rosa com 13 andares, no Norte da cidade de Dallas (estado do Texas), que ocupa uma área de aproximadamente 55.000 metros quadrados. O museu é dividido em sessões que contam uma lição de história, um tributo e o reconhecimento dedicado a uma das mulheres de negócios mais admiradas dos Estados Unidos.



Na China, desde 2002, a empresa incentiva sua força de vendas a ajudar projetos educacionais, principalmente aqueles que apóiam a volta das mulheres aos estudos. Já na Rússia, a empresa é conhecida por apoiar a Operação Sorriso, onde Consultoras de Vendas Independentes angariam fundos para ajudar uma organização sem fins lucrativos que oferece assistência às crianças nascidas com deformidades faciais.  



SLOGAN MARY KAY 

Enriching Women’s Lives.

Captivating color. Powerhouse skin care.


Enriquecendo a vida das mulheres.
 (Brasil)
Beleza que faz a diferença. (Brasil)

MARY KAY: POR TRÁS DE SUA MARCA!

Ao longo dos anos, muitos empreendedores de sucesso se destacaram, mas nenhum como a legendária Mary Kay Ash. Mesmo sem estar presente entre nós desde 2001, suas palavras de sabedoria e lições de vida continuam inspirando e sendo uma fonte de motivação em todo o mundo. Ela foi responsável por um marco incomparável no mercado corporativo americano e por oportunidades para milhares de mulheres. Mary Kathlyn Wagner nasceu em 12 de maio de 1918 e cresceu em Houston no estado do Texas. Aos sete anos, ela já cuidava de seu pai que se encontrava muito doente, enquanto sua mãe trabalhava 14 horas por dia em um restaurante. Mary Kay cozinhava, limpava, ganhou troféu em datilografia e debate; foi a grande campeã de vendas de cookies (biscoitos) sobre todas as alunas da Girl Scout em eventos para a escola. “As palavras da minha mãe foram o tema da minha infância”, dizia ela. “Elas estiveram comigo durante toda a minha vida: Você pode”. Sozinha, criou seus três filhos e dedicava parte de seu tempo estudando em uma faculdade local - até que um teste de aptidão lhe mostrou grande habilidade para vendas. 




Depois de sua decisão em empenhar-se completamente na área de vendas na Stanley Home Products, uma empresa de venda direta para produtos para casa, ela iniciou sua trajetória de sucesso começando por sua meta de venda semanal escrita no espelho de seu banheiro. Com três agendamentos para demonstração por dia, ganhou tantos prêmios de vendas, que precisou comprar uma caixa para guardá-los em seu armário. Na empresa chamada World Gift, quebrou ainda mais recordes em vendas, onde se tornou Diretora Nacional de Treinamento. Entretanto, sob um mundo corporativo masculino onde seus companheiros de trabalho eram promovidos com o dobro de seu salário, tomou novas decisões em sua vida. Depois de 25 anos trabalhando em empresas de venda direta, ela decidiu se aposentar. Aposentada em 1963, para ela trabalho e crescimento são as mesmas coisas. Em uma semana, começou a escrever um livro sobre como deveria ser a evolução de uma carreira para as mulheres. Após terminar o livro, ele se tornou o plano de marketing para a empresa ideal de seus sonhos. Depois de comprar a fórmula para um produto de cuidados com a pele que ela sempre utilizava, Mary Kay, com a ajuda de seu marido para operacionalizar seu negócio, passou a recrutar amigas para serem consultoras de beleza independentes para a nova empresa. O sucesso foi uma questão de tempo. 



Até os dias de hoje, Mary Kay é carinhosamente lembrada como a criadora de um sistema de reconhecimento para mulheres, incluindo produtos de alto valor e o famoso Cadillac cor-de-rosa. Ela escreveu ao longo de sua vida três livros, todos grandes campeões de vendas. Sua autobiografia, Milagres que acontecem, vendeu mais de 2 milhões de cópias em muitas línguas. Sua filosofia de negócio, apresentada no livro Mary Kay on People Management, continua sendo uma espetacular fonte de sabedoria, além de ter se tornado bibliografia de muitos cursos universitários de renomadas escolas, como Harvard e Wharton nos Estados Unidos. O terceiro livro, You Can Have It All, lançado em agosto de 1995, alcançou o status de livro mais vendido em poucos dias. Uma oradora dinâmica, uma mulher motivadora, uma empresária. Mary Kay foi reconhecida por suas conquistas por meio de numerosas premiações e honrarias como a maior mulher empreendedora da história dos Estados Unidos, segundo a Universidade de Baylor em 2003; título de “A Mulher de Maior Destaque na Área Empresarial no Século XX” concedido pela Lifetime Television em 1999; e uma das 25 mulheres americanas mais influentes em 1985 pelo The World Almanac and Book of Facts.





INFORMAÇÕES

Origem: Estados Unidos
● Fundação: 13 de setembro de 1963 
● Fundador: Mary Kay Ash
● Sede mundial: 
Addison, Texas 

● Proprietário da marca: Mary Kay Inc. 
● Capital aberto: Não● Chairman: Richard Rogers 
● CEO & presidente: David Holl 
● Faturamento: US$ 2.4 bilhões (estimado)
● Revendedoras: 1.9 milhões
● Presença global: 
+ 35 países 

● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Perfumes, maquiagem e produtos para a pele 
● Ícones: Os carros cor-de-rosa das consultoras 
● Slogan: Enriching Women’s Lives. 
● Website: www.marykay.com





Os produtos MARY KAY são vendidos em mais de 35 mercados em todo o mundo contando com 1.9 milhões de Consultoras de Beleza Independentes (46 mil somente no Brasil) e 33 mil Diretoras de Vendas Independentes. A empresa desenvolve, testa, fabrica (nas suas modernas fábricas em Dallas nos Estados Unidos, na China, na Argentina e no México) e distribui uma linha de 200 produtos de alta qualidade em sete categorias: cuidados com a pele, maquiagem, cuidado com os cabelos, cuidados com o corpo, proteção solar, fragrâncias e linha masculina.




Fonte: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
 

6 comentários:

  1. Garanto todos os produtos da Mary, sou uma cliente ha 5anos hoje tenho 25anos, e não me arrenpedo dos investimentos dados ate hoje, minha pele, minha mão, meu corpo, está perfeito, os produtos de rosto principalmente nossa senhora, não tem igual, não tenho uma linha de spressão, adoro esses sim não tenho pena de gastar, porque sei que vou tar valorizando o meu corpo em si, com qualidade, esperimente, e você verá que o que as vendedoras falam é verdade, em 15dias ja obtem o resultado, nunca vi um produto tao comprometido com os dias, quanto esse. ja esperimentei todos os produtos, e sempre utilizo todos eles, nunca deixo terminar os produtos, sempre compro, os batons muito bons, não tem outro produto melhor.

    ResponderExcluir
  2. Em Breve serei CONSULTORA MARY KAY ASH...


    ‘’Para mim a vida não é uma vela que se gasta, é uma tocha esplêndida que eu quero ver brilhar antes de passá-la para as gerações futuras’’. MARY KAY ASH .

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso vender produtos da Mary Kay!!!!!!!!!!!!!Eu sou rica!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Adoro os produtos mary kay.
    uso a 3 anos, e nao pretendo abandona nunca..recomendo a todas as mulheres que se amam...
    Elisangela araujo
    Brasilia-df

    ResponderExcluir
  5. ola sou
    Daniel Martins
    sou empresário no ramo de publicidade e quero que uma consultora da Mary Kay me oriente pra ser um vendedor independente sob indicação por quero dar de presente pra ela se torne uma consultora
    porque dia 16/01/2012 é aniversário dela e quero dar um kit de produtos da Mary Kay em meu nome por favor
    quero desde já agradecer pela atenção
    (11) 7844-2641 nextel - id 107*17923

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem, Daniel? Voltei da praia esta semana, e só agora tive acesso à internet. Você poderia me mandar um e-mail para contato? Você pode olhar a última postagem neste blog, que trata sobre o cadastro como consultor(a)da empresa! Um abraço! Att. Paulinha

      Excluir